terça-feira, 21 de março de 2017

Definição de plataforma de ensino-aprendizagem;vantagens no seu uso; exemplos de atividades e recursos normalmente disponíveis


DEFINIÇÃO DE PLATAFORMA ENSINO-APRENDIZAGEM

Uma Plataforma de Ensino-Aprendizagem disponibiliza uma série de recursos, síncronos e assíncronos, que dão suporte ao processo de aprendizagem, permitindo seu planeamento, implementação e avaliação.

VANTAGENS NO USO DE PLATAFORMA ENSINO-APRENDIZAGEM:

  1. Rápida atualização de conteúdos
  2. Conteúdos permanentemente disponíveis
  3. Reciclagem dos conteúdos da formação
  4. Oferta de formações alargada
  5. Possibilidade de oferecer conteúdos personalizados
  6. Grande diversidade de metodologias de ensino
  7. Desenvolvimento de novas práticas com confiança
  8. Maior intercâmbio de conhecimento
  9. Facilita a interação
  10. Oferece questionários completos e permite medir de forma confiável o conhecimento adquirido
  11. Reduz custos
  12. Melhora a eficácia
  13. Permite alinhar as competências dos colaboradores às exigências comerciais
  14. Normalização dos conteúdos
  15. Força de trabalho mais produtiva
  16. Flexibilidade nas formas de acesso a conteúdos evitando deslocações
  17. O aluno pode definir o seu ritmo de aprendizagem
  18. Aumenta a autoconfiança e o sentido de responsabilidade dos alunos que passam a ser gestores da sua aprendizagem
  19. Incentiva o desenvolvimento constante de competências

 Exemplos de atividades e recursos normalmente disponíveis:


  • Materiais estáticos (ex.: páginas de texto, páginas de texto Web, apontadores para ficheiros ou páginas Web, conteúdos de pastas)
  • Materiais dinâmicos (atividades):
    • Avaliação do Curso
    • Chat
    • Diálogo
    • Diário
    • Fórum
    • Glossário - utilizado para descrever termos e respectivas definições, ligados à disciplina.
    • Lição
    • Pesquisa de Opinião (referendo)
    • Questionário - com questões de diversos tipos (escolha múltipla, verdadeiro ou falso, resposta curta, comparação) pode ser respondido on-line pelos alunos, permitindo-lhes ver qual a sua classificação.
    • SCORM
    • Tarefa - atividade proposta pelo professor/formador aos alunos
    • Trabalho com Revisão - o professor/formador tem acesso a trabalhos enviados pelos alunos, pode avaliá-los e comentá-los.
    • Wiki
    • Livro - permite disponibilizar um livro eletrônico criado pelo professor, e que pode ser constituído por vários capítulos, dispostos em dois níveis diferentes.









WEBGRAFIA:


  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_da_Aprendizagem
  2. http://pme.pt/vantagens-e-desvantagens-do-elearning/
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle

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